Blog

#MandaNodes: Node.js na Umbler

#MandaNodes: Node.js na Umbler

Acesse os tópicos

A Umbler nasceu com o propósito de tornar a relação host e cliente muito mais próxima, transparente e simples. Passados dois anos muitas coisas aconteceram aqui: lançamos a nova UI da nossa aplicação, criamos uma solução de e-mail profissional perfeita para as necessidades e procuramos estar mais perto da comunidade.

Essa aproximação nos fez conhecer projetos, comunidades e pessoas muito bacanas que nos fizeram entender os desafios e desejos de quem trabalha com desenvolvimento no Brasil.

É junto da comunidade que podemos apresentar soluções inovadoras e que auxiliem nossos usuários a obter os melhores resultados. Estando próximos de quem consome nossas soluções é que podemos entender as reais necessidades, dores e propósitos. Só assim, cumprimos nossa missão de ser um hosting com foco no usuário, que valoriza e escuta seus clientes. Foi, justamente, esse somatório de preceitos (e ações!) que nos guiou para o desenvolvimento da nossa mais nova feature.

Node.js na Umbler: com a ajuda da comunidade

A história do Node.js na Umbler começa com centenas de pedidos em nossas redes sociais, canais de contato e eventos em que marcamos presença.

Atentos a esse pedido começamos nossas pesquisas para oferecer a melhor hospedagem Node.js do país. Durante os eventos de JavaScript que participamos conversamos com muitas pessoas para entender quais os recursos eram importantes em uma hospedagem de qualidade. Com esses feedbacks coletados partimos para o desenvolvimento da nossa solução. Como falamos no nosso post sobre a Nova UI da Umbler, o desenvolvimento da hospedagem de Node.js foi além de simplesmente suportar a tecnologia e envolveu a recriação de algumas estruturas da nossa plataforma, e muitas outras mudanças de modo geral.

E o envolvimento da comunidade foi muito importante em todos os momentos: finalizado o processo de desenvolvimento criamos um canal no Slack com um grupo de beta-testers que tiveram a missão de testar, encontrar bugs, propor melhorias e avaliar a hospedagem Node. Essa iniciativa nos encheu de orgulho e entusiasmo, pois qual empresa oferece a oportunidade para seus usuários testarem os recursos e sugerirem melhorias?

O processo foi extremamente valioso para nós, pois proporcionou diversas melhorias no produto. Não queríamos ser mais uma opção de hospedagem Node.js, queríamos ser a escolha natural para essa tecnologia. Isso pode ter contribuído para o tempo que levamos para a desenvolver, mas com essa ideia e os feedbacks importantes da comunidade, conseguimos criar uma solução que temos certeza que é única no Brasil.

Arthur Oliveira de Souza

“Participar como Beta Tester foi excepcional. Hoje vejo a hospedagem Node.js da Umbler como um produto competitivo e aderente a projetos com os mais diversos níveis de complexibilidade e porte.”

Arthur Oliveira de Souza Analista de sistemas @ Grupo Dadalto

Michel Silva

“Dos testes básicos aos complexos, subi minhas aplicações Node.js na Umbler de forma muito fácil e rápida. Minha experiência como beta tester foi excelente! Não penso em sair deste hosting. Vou migrar tudo para a Umbler!”

Michel Silva Líder técnico @ Huia

Breno Henrique

“Ser um beta tester de Node.js na Umbler foi ótimo! Os membros da equipe foram superatenciosos e educados. Agradeço muito pela oportunidade de participar desse time!”

Breno Henrique Desenvolvedor Fullstack @ Equals

Node.js Na Umbler: recursos

Estrutura em Containers

Na Umbler, toda a estrutura da hospedagem em Node.js é criada em containers. Ao contratar uma instância de Node.js na Umbler, você já tem a imagem do container pronta para sair rodando a sua aplicação.

Containers e Node.js são uma dupla incrível: na pesquisa realizada pela Node.js Foundation, 45% dos participantes afirmou usar containers para rodar suas aplicações: e mais, 73% de quem usa container opta por Docker, a tecnologia que estamos utilizando aqui na Umbler. Com essa estrutura, sua aplicação em Node.js fica isolada e não compartilha recursos de servidores com ninguém.

Escalabilidade Vertical e Horizontal

Aqui na Umbler, escalabilidade sempre foi uma preocupação: queremos que você possa aumentar os recursos do seu projeto de forma simples e sem burocracia. Já era possível escalar recursos de forma vertical – aumentar a quantidade de memória, CPU – nos Cloud Sites da Umbler com apenas um clique.

Agora, com a estrutura em container para Node.js você consegue escalar os recursos da sua instância vertical e horizontalmente. Além de definir o tamanho do seu container, você pode criar novas instâncias com alguns cliques, e o melhor: cada nova instância é uma cópia exata da original, sem precisar copiar arquivos e pacotes. Tudo acontece de forma transparente e instantânea, contando com loadbalance de forma automática: isso faz com que, quando houver mais de uma instância, o sistema redirecione as requisições de acordo com a carga em cada instância.

Node.js sem MongoDB, sou eu assim sem você

Sabe aquelas duplas dinâmicas inseparáveis: Batman e Robin, C3PO e R2D2, Spock e Kirk? Para Node.js, essa dupla é o MongoDB. De acordo com a pesquisa disponível na Rising Stack, cerca de 64% dos desenvolvedores usam MongoDB e Node: as duas tecnologias utilizam JavaScript e são tecnologias não-bloqueantes, que funcionam de forma assíncrona.

Na Umbler, você tem MongoDB disponível na própria infraestrutura: o banco roda em um segundo container, de forma isolada. Assim você já pode ter uma aplicação com MongoDB sem precisar contratar outros serviços ou hospedar o banco em outro lugar. Isso significa tempo de resposta menor (menos latência) e muita economia, já que, na Umbler, o preço do banco de dados inicia em R$ 6,00.

Quer saber mais sobre MongoDB e Node.js? Veja a apresentação do Luiz Duarte, nosso Evangelista, sobre como iniciar com essas duas tecnologias.

  • Quer saber qual foi a segunda opção de banco de dados mais utilizada? Redis, que, spoiler alert: estará disponível em breve na Umbler.

Deploy Facilitado

Um dos principais desafios de quem usa Node.js é o Deploy. De acordo com a pesquisa da Rising Stack, fazer deploy está entre as cinco maiores dificuldades de quem desenvolve em Node.js. Mas não precisa se preocupar, porque pensamos em todo o processo de deploy dos seus apps em Node.js na Umbler.

Através do nosso deploy com GIT local, você consegue gerenciar as versões do seu app e publicá-la com apenas uma linha no seu terminal de comando! E, além disso, quando seu projeto é enviado para o nosso servidor de build nós verificamos se todas as dependências já estão instaladas e, se não estiverem, já baixamos e instalamos tudo diretamente do seu repositório favorito, seja ele Yarn ou npm.

Saiba o que está acontecendo na sua aplicação

No painel da Umbler você consegue acompanhar e monitorar a sua aplicação em Node.js através dos logs de deploy e do monitoramento de consumo. Através dos gráficos de consumo de recurso, você pode analisar e identificar rapidamente eventuais sobrecargas e tomar as ações necessárias, como expandir o container, criar novas instâncias ou adicionar um add-on. Além disso, através dos alertas de e-mail da Umbler, você é comunicado na hora sempre que sua aplicação estiver com alto consumo de recursos.

Add-ons e Variável de Ambiente

No ambiente de Node.js na Umbler você tem acesso a todo os Add-ons que já estão disponíveis para PHP e .NET:

Além disso, nossa nova infraestrutura de container permite a criação e gerenciamento de variáveis de ambiente, que permite realizar configurações detalhadas no seu container e, no caso do Node.js em container, é através das variáveis de sistema que você consegue ativar o NewRelic para acompanhar e diagnosticar problemas de desempenho.

Quer saber mais sobre Node.js?

Que Node está em alta não há dúvida: na Stack Overflow Developer Survey de 2017 apareceu como a tecnologia mais amada e a que mais profissionais querem trabalhar com. Com uma comunidade super ativa (vide a ajuda que os nossos beta testers nos deram), Node.js já está sendo usado em empresas como PayPal, Netflix e Uber. Se você ainda não conhece Node.js, fique de olho no Umbler Academy, pois acabamos de publicar um vídeo mostrando os primeiros passos de quem quer começar.

Além disso, não deixe de ouvir o nosso Umblercast mais do que especial sobre Node.js.

Conheçam o Node.js na Umbler e contem para a gente o que estão achando!

Contribuíram para esse post: Gustavo Sartori, SEO Manager e Vinícius Pereira, Redator.

Compartilhe esse conteúdo

Termos de Serviço  Política de Uso  Política de Privacidade